VIVA O DESEQUILÍBRIO
Vida equilibrada .
Vida armoniosa.
Vida tranquila.
Vida saudável.
Todas estas condições são , em essência, a busca de quem se propõem a viver a sua trajetória de vida neste nosso planeta Terra. Muito se fala e muito se faz , com a intenção de atingir estes objetivos na vida de cada pessoa. Os meios para se atinguir estes objetivos são a todo momento nos apresentado pelos cientistas, pelos jornalistas, e por todo o marketing que se faz na mídia mundial. Temos várias receitas para que alcançemos esta “vida equilibrada”, e em diversos campos da nossa existência ; equilíbrio na alimentação , equilíbrio na saúde, equilíbrio nas relações familiares etc, etc, ..... e por ai vai numa infindável lista de buscas equilibradas. Equilíbrio é bom , desequilíbrio é mau. Não é esta a compreensão que imediatamente temos ao nos colocarmos diante desta situação? Equilíbrio é uma palavra desgastada na verborragia popular . É sempre visto como o eixo norteador que almejamos para encaminharmos as acões da nossa vida cotidianamente. Nós todos nascemos impregnados por uma compreensão maniqueista da realidade; filosofia segundo a qual o universo foi criado e é dominado por dois príncipios antagônicos e irredutíveis: Deus ou bem absoluto e o Diabo ou o mau absoluto. Pergunto se o equilíbrio não seria transitar num campo mediano entre Deus e o Diabo? Seguramente que a maioria me responderia que quer estar mais próximo de Deus do que do Diabo. Mais ao lado do Bem do que do Mau . Ou melhor , se possível gostariamos de excluir o mau de nossas vidas. Gostariamos de viver sem doenças , sem miséria e sem insegurança. Três desgraças da humanidade! Onde ficaria o equilíbrio então ? Quero me contrapor a toda esta reflexão feita até aqui dizendo que sem desequilíbrio não haveria VIDA . Não haveria movimento. Não haveria evolução . Sem desequilíbrio não haveria os grandes líderes, os grandes descobridores, os grandes cientistas que a humanidade já teve e com certeza ainda os terá. Para o bem ou para o mau. Gandhi e Hitler são frutos do desequilíbrio . Não existiriam pessoas que se destacassem se não fossem “desequilibradas”. Na existência do nosso cotidiano comum não se formam pessoas que se destacam. Estas são o resultado do “desequilíbrio” . A maioria vive uma realidade que segue valores , entendimentos, que são determinados pelo meio no qual estamos inseridos; seja a família, o ambiente social, profissional e todo o conjunto de condicionamentos resultado das compreensões que vamos construindo vida a fora na nossa relação com tudo a que estamos interagindo. Pessoas destacadas tem algum “desequilíbrio”. A existência é um constante movimento ascendente ou descendente , onde a todo momento desequilibramos e necessariamente temos que reequilibrar. Pois se as coisas continuadamente se desequilibram ou se continuadamente se reequilibram , gerariamos , com certeza, uma situação de insustentabilidade. E se estivessem continuadamente equilibradas estaria tudo parado, morto. Qualquer objeto em movimento , passa necessariamente, partindo ,digamos, dum ponto de equilíbrio , a um outro ponto de desequilíbrio e que rapidamente tem que se reequilibrar pois se não , cairá. Então , em vez de buscarmos unilateralmente a “vida equilibrada” , não seria mais normal buscarmos uma vida com um “equilíbrio desequilibrado reequilibrador”?. Tudo ao mesmo tempo, se dando simultaneamente? Ai sim existiria movimento, pois só “equilíbrio “ ficaria tudo parado.Imagine, um equilibrista como na foto abaixo:
Na sua trajetória de um lado ao outro ele sempre passará por um ponto de equilíbrio , um outro de desequilíbrio e necessariamente terá que ir a outro ponto de reequilíbrio. Ou seja o seu movimento será um constante “equilíbrio desequilibrado reequilibrador” até que alcançe o outro lado. É assim que a vida de cada um de nós caminha. Tudo na existência universal se dá ternariamente. Tudo sempre terá um lado principal , outro lado complementar e um eixo. Não existindo absolutamente um melhor( bom) e outro pior(mau). Tudo se dá relativamente. Bom pode ser mau e mau pode ser bom . Equilíbrio pode ser mau e desequilíbrio pode ser bom, e vice-versa. Por isso, tudo passa por um processo permanente de nossa autoeducação onde cada vez mais vamos desenvolvendo nossa capacidade de percepção e desta forma a entusiástica oportunidade de viver plenamente, ou seja o EQUILÍBRIO DESEQUILIBRADO REEQUILIBRADOR. Por Gilberto Ballod
domingo, 22 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário