domingo, 7 de fevereiro de 2010

Jornal do CEIVAS - Centro de Educação Integral Vitalícia Alto Silva

JORNAL DO CEIVAS
Centro DE EDUCAÇÃO INTEGRAL VITALÍCIA DO ALTO SILVA

Ano 1
Edição 4
Fevereiro /2010

MISÉRIA NA CULTURA: DECEPÇÃO E DEPRESSÃO.
Em 1930, Sigmund Freud escreveu seu famoso livro “O Mal-estar na Cultura” e já na primeira linha denunciava: “No lugar dos valores da vida se preferiu o poder, o sucesso e a riqueza, buscados por si mesmos”. Hoje, tais fatores ganharam tal magnitude que o mal-estar se transformou em miséria na cultura. A COP15, em Copenhague, trouxe a mais cabal demonstração: para salvar o sistema do lucro e dos interesses econômicos nacionais não se teme pôr em risco o futuro da vida e do equilíbrio do planeta já sob o aquecimento que, se não for rapidamente enfrentado, poderá dizimar milhões de pessoas e liquidar grande parte da biodiversidade.
A miséria na cultura, melhor, miséria da cultura se revela por dois sintomas verificáveis mundo afora: pela generalizada decepção na sociedade e por uma profunda depressão nas pessoas. Elas têm razão de ser. São consequência da crise de fé pela qual está passando o sistema mundial. De que fé se trata? A fé no progresso ilimitado, na onipotência da tecnociência, no sistema econômico-financeiro com seu mercado como eixos estruturadores da sociedade. A fé nesses deuses possuía seus credos, seus sumossacerdotes, seus profetas, um exército de acólitos e uma massa inimaginável de fiéis.
Hoje, os fiéis entraram em profunda decepção porque tais deuses se revelaram falsos. Agora, estão agonizando ou simplesmente morreram. O G20, em vão, procura ressuscitar seus cadáveres. Os professantes desta religião de fetiche agora constatam: o progresso ilimitado devastou perigosamente a natureza e é a principal causa do aquecimento global; a tecnociência que, por um lado, tantos benefícios trouxe, criou uma máquina de morte que, só no século 20, matou 200 milhões de pessoas e, hoje, é capaz de erradicar toda a espécie humana; o sistema-econômico-financeiro e o mercado foram à falência e, se não fosse o dinheiro dos contribuintes, via Estado, teriam provocado uma catástrofe social. A decepção está estampada nos rostos perplexos dos líderes políticos, por não saberem mais em quem crer e que novos deuses entronizar. Vigora uma espécie de niilismo doce.
Max Weber e Friedrich Nietszche haviam previsto tais efeitos ao anunciarem a secularização e a morte de Deus. Não que Deus tenha morrido, pois um Deus que morre não é “Deus”. Nietszche é claro: Deus não morreu, nós o matamos. Quer dizer, Deus, para a sociedade secularizada, não conta mais para a vida nem para a coesão social. Em seu lugar entrou um panteão de deuses, referidos acima. Como são ídolos, um dia, vão mostrar o que produzem: decepção e morte.
A solução não reside simplesmente na volta a Deus ou à religião. Mas em resgatar o que eles significam: a conexão com o todo, a percepção de que o centro deve ser ocupado pela vida e não pelo lucro, e a afirmação de valores compartidos que podem conferir coesão à sociedade.
A decepção vem acolitada pela depressão. Esta é um fruto tardio da revolução dos jovens dos anos 60 do século 20. Aí se tratava de impugnar uma sociedade de repressão, especialmente sexual e cheia de máscaras sociais. Impunha-se uma liberalização generalizada. Experimentou-se de tudo. O lema era: “Viver sem tempos mortos; gozar a vida sem entraves”. Isso levou à supressão de qualquer intervalo entre o desejo e sua realização. Tudo tinha de ser na hora e rápido.
Disso resultou a quebra de todos os tabus, a perda da justa medida e a completa permissividade. Surgiu uma nova opressão: o ter de ser moderno, rebelde, sexy e o ter de se desnudar por dentro e por fora. O maior castigo é o envelhecimento. Projetou-se a saúde total, padrões de beleza magra até a anorexia. Baniu-se a morte, feita espantalho.
Tal projeto, pós-moderno, também fracassou, pois não se pode fazer qualquer coisa com a vida. Ela tem uma sacralidade intrínseca e limites. Uma vez rompidos, instaura-se a depressão. Decepção e frustração são receitas para a violência sem objeto, para o consumo elevado de ansiolíticos e até para o suicídio, como vem ocorrendo em muitos países.
Para onde vamos? Ninguém sabe. Somente sabemos que temos de mudar se quisermos continuar. Mas já se notam, por todos os cantos, emergências que representam os valores perenes da “condição humana”. Precisa-se fazer o certo: o casamento com amor, o sexo com afeto, o cuidado para com a natureza, o ganha-ganha em vez do ganha-perde, a busca do “bem viver”, base para a felicidade que hoje é fruto da simplicidade voluntária e de querer ter menos para ser mais.
Isso é esperançador. Nessa direção, há que se progressar.

Leonardo Boff


UMA ESCOLA DA NATUREZA

Estamos propondo a criação do CEIVAS para estabelecermos um espaço que classificamos como de REDESCOBRIMENTO.
Hoje tudo está manipulado, forjado, engendrado, acobertado pelos interesses deste modelo vigente. Então estamos discutindo com a estruturação do nosso Centro CEIVAS- uma proposta para descobrir o que a luta diária pela sobrevivência nos encobre. Estamos buscando, propondo o desenvolvimento numa escala crescente partindo do redescobrimento individual, próprio de cada um de nós, e ampliando aos aspectos conjugais, familiares, sociais, nacionais, internacionais, universais.
Neste espaço onde já há mais de 2 anos desenvolvemos a nossa contínua auto-educação, estamos buscando com o aperfeiçoamento da individualidade de todos que lá participam, uma solidariedade que resgate as características que são inerentes a nós, seres humanos dotados de uma racionalidade, de um sentimento e de uma voluntariedade.
Somos seres gregários: a realidade a todo momento nos coloca a necessidade de sermos solidários. Pertencemos a uma grande teia da vida, em que atualmente a imposição deste modelo de sociedade de consumo atual, nos coloca como reprodutores de uma realidade que foge do nosso controle, pois tudo aqui está conformado para reproduzir o consumismo depredador desenfreado. Pensamos num outro mundo possível, que não é idealizado imaginatoriamente nas nossas cabeças, mas sim fruto do treinamento vital, do redescobrimento dos aspectos mais essenciais da natureza humana. E a descoberta desta essência que está encoberta, necessita ser redescoberta. Redescobrimento de cada indivíduo (mente, sentimento e vontade). Redescobrimento da ordem da natureza.
Este é o encaminhamento que damos a todos que lá buscam esta interligação vital consigo mesmo e com a natureza. Entendemos que nada pode ser construído sem a compreensão de que todo o processo de crescimento pessoal é resultado de uma busca incessante, conseqüente, que se conforma no resgate de todo conhecimento herdado no processo histórico de todas as gerações que nos antecederam e na sua interligação com a natureza. Compreendendo o desenvolvimento dos seres humanos resultado de uma relação integradora, respeitosa, humilde, de um claro entendimento do papel que nos cabe como membros desta grande teia da vida.
Por Gilberto Ballod

“Cada um tem que assumir responsabilidades pelos problemas ecológicos, evitando o super consumismo, controlando a qualidade e quantidade de combustível que entra pela boca. Quem controla a si próprio, satisfazendo a mínima necessidade, pode controlar outros relacionamentos externos” Prof. Kikuchi


MEDICINA DO CAPITAL

Em 1994, Guylaine Lanctôt escreveu seu famoso livro “La Mafia Médicale” e já na primeira linha denunciava: “A saúde da alma determina a saúde do corpo”. Na seqüência informa que,“Es significativo que la enfermedad jamás comience em el cuerpo físico, a no ser que se trate de um accidente. Em general la salud comienza a determinarse en el alma, cuya alteración afecta inmediatamente a los cuerpos invisibles. Pero, cuando los cuerpos invisibles son alcazados por la enfermedad, pueden tardar vários años em repercutirla en el cuerpo visible”.
Os corpos invisíveis, segundo a autora, são as emoções e pensamentos. Os corpos visíveis são os físicos, os mortais. A alma é a intenção, a consciência.
A medicina científica e tecnológica, muito bem articulada e validada com as leis governamentais, chamada de “sistema de saúde”, ministra “drogas”, apenas com o objetivo de acobertar os sintomas do corpo visível, não se importando com a origem das causas do problema. Trata a doença e não o doente. Só reconhece a existência dos corpos físicos. Carece da investigação mais profunda dos sintomas causadores do mal dos corpos invisíveis.
O pesquisador Tomio Kikuchi, em suas palestras sobre educação, comumente lembra que o sistema médico mantém o paciente na ignorância e na dependência, estimulando o consumo, alimentando toda a cadeia da indústria sem alma. Precisamos estar atentos aos sintomas, pois eles são a manifestação física de um problema mais profundo que não está à vista do ser humano. É a forma que o corpo tem para comunicar que algo está em desacordo. É a linguagem do corpo.
A perda de um ente querido, uma briga familiar mal resolvida, uma injúria, falsidade, a perda do emprego, a frustração pela impossibilidade de adquirir algo desejado, a busca de um modelo ditado pela mídia, precisam ser investigados, pois são potenciais indicativos que podem gerar paralisia nos corpos visíveis.
Entre os anos de 1257 até meados de 1820 a prática medicinal era dominada pelas mulheres, que faziam a prática da medicina natural. Seu foco era o tratamento da alma, obtendo como resultado um ser humano com mais equilíbrio e saudável mentalmente. Eram chamadas de mulheres sábias. Praticavam uma medicina empírica, fundamentada na experiência. A saúde não era cara e todas as classes tinham igual acesso.
“Medicina é a arte de prevenir”, diz Lanctôt, acrescentando que esta é “uma ciência cujo objetivo é a conservação e a recuperação da saúde”. Enquanto a medicina negar a existência dos corpos invisíveis, não terá para onde ir, a não ser continuar praticando a cura apenas para a “ponta do iceberg”.
Pesquisas realizadas pelo estudioso e pesquisador Harris Coulter mostram que os efeitos colaterais dos tratamentos, indicação de remédios inadequados, etc, são devastadores. E acrescenta: “las reacciones adversas a los medicamentos causaban o contribuian a um tercio de todas lãs muertes em Estados Unidos por años, 700.000 muertos de 2 millones de muertes por año”. O autor ainda diz que “é uma guerra devastadora e extremamente cara”. Será que o FDA (Food end Drug Administration), órgão governamental responsável pelo controle e autorização dos medicamentos e alimentos e derivados sediado nos Estados Unidos da América, faz algo a respeito disso?
Diante dessas alianças poderosas, que têm as pessoas como meras espectadoras de um circo comandado por um objetivo privilegiador do ter ao ser, o material ao espiritual é a pratica da medicina preventiva, isto é, o “cuidar de si”. Para isso necessitamos de muita disciplina interna, da mudança de alguns hábitos. Quando mudamos nossos hábitos diários em relação ao que falamos, comemos e fazemos, mudamos nosso estilo de vida, e conseqüentemente, construímos nosso destino.
Como diz o professor Leonardo Boff, “(...) com este sistema que está ali instalado, para onde vamos? Ninguém sabe. Somente sabemos que temos que mudar se quisermos continuar. Mas já se notam, por todos os cantos, emergências que representam os valores perenes da condição humana”.
Precisamos fazer correto: o “ganha-ganha” em vez do “ganha-perde”, privilegiar o ser em vez do ter, a busca do bem viver, base para uma felicidade interna.
A mídia repetidamente exacerba-se de forma proposital a serviço da indústria sem alma, invertendo valores ao vender que a saúde do corpo reside na saúde da alma, quando sabemos que a verdade está no oposto.
Por Ivo Santino Casett


Você sabia ?

Que além de sua importância na culinária, as algas são responsáveis por cerca de 90% da fotossíntese ocorrida no planeta? Portanto, não é exagero dizer que elas são a base da vida na Terra.

O FUTURO É VERDE

A matéria intitulada “O futuro é verde”, da Revista Isto É, datada de 27/01/2010, revela, entre outras coisas que a produção agroecológica de alimentos está em expansão. Hoje, as tendências nesta área estão em se encontrar formas de realizar o agronegócio com o menos impacto ambiental possível. E que os consumidores deverão ficar ainda mais conscientes. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu mostrou que 37% dos consumidores brasileiros estão dispostos a pagar mais por produtos que não agridam o meio ambiente.
Olhando o novo cenário, é possível visualizar também, algumas profissões com potencial. A qualidade de vida e a preocupação com o meio ambiente estarão entre os fatores mais relevantes no delineamento das carreiras mais promissoras até 2.020.
Por Ivana Cadore

NANOTECNOLOGIA

A chamada nanotecnologia é um termo abrangente que engloba muitas áreas de pesquisa e de manipulação de objetos medidos em nanômetros. É, na verdade, um conjunto de conhecimentos e de tecnologias –as nanotecnologias. Também é chamada de tecnologias de escala.
Nano que dizer anão. É a mesma origem da palavra nanico. Então, nanotecnologia refere-se a coisas extremamente pequenas, invisíveis ao olho nu e a quaisquer outros instrumentos, exceto aparelhos muito poderosos. É uma palavra relativamente nova, desconhecida da grande maioria da população. A palavra nanotecnologia refere-se a uma medida, a um tamanho. Não é um objeto. É diferente da biotecnologia, por exemplo que se refere a manipulação de seres vivos. Um nanômetro (nm) é uma bilionésima parte de um metro, ou uma milionésima parte de um milímetro.
Na próxima edição, traremos mais informações a respeito de nanotecnologia.

Com o avanço do capitalismo neoliberal, cada vez mais os governos se isentam de regulamentar, definir condições e limites éticos ao desenvolvimento das novas tecnologias. As corporações se concentram e vão assumindo um papel maior na definição dos rumos da inovação tecnológica, priorizando a lógica do capital em detrimento das questões sociais, ambientais e de saúde humana.
Por Ivo Santino Casett

A INGESTÃO DE VITAMINAS SINTÉTICAS E O VALOR DO NATURAL

A idéia de escrever a respeito da ingestão de vitaminas através de comprimidos pareceu interessante, porém dificultosa. Principalmente porque o objetivo seria recolher informações presentes na rede mundial de informações, a internet, onde há grande circulação de conteúdos o tempo todo, advindos na sua maioria da medicina tradicional. Em pesquisa neste meio, podemos observar uma significativa aceitação dessa prática, vista como uma rápida solução para a ausência de vitaminas em determinado organismo, atuando como minimizadoras das carências do corpo. Na televisão também vemos a todo momento a indução para que se consuma vitaminas de todos os tipos. No entanto, será que devemos considerar essa possibilidade como natural? A resposta imediata é não. E aceitar a possibilidade também nos parece certa ausência.
Inicialmente falando da questão “rapidez”, temos o retrato da vida contemporânea. Hoje pouco tempo se tem (ou se quer ter) para que se faça a ingestão de alimentos saudáveis e efetivos, já que a preparação e elaboração destes requer tempo, dedicação e interesse. A geração fast food que o diga. Alimentos enlatados, processados e até modificados tomam conta dos armários das famílias. Não há tempo para se pensar em de que forma conseguir obter um sabor agradável de leguminosas ou cereais, por exemplo, que são alimentos possíveis de nos serem oferecidos ausentes de produtos químicos. Para que haja sabor, faz-se necessário que haja estabilizantes, edulcorantes, conservantes e outros elementos artificiais que potencializam nossa sensibilidade gustativa e nos enchem de prazer. E que tipo de vitaminas temos nos alimentos rápidos? Nenhum. Dessa forma, quem não ingere vitaminas naturalmente, necessita ingeri-las de forma artificial. A preferência por essa prática se faz mais interessante do que a mudança de hábitos.
A ingestão dessas vitaminas “comprimidas” não substitui a absorção de vitaminas naturais, extraídas de legumes, verduras e cereais, por exemplo. Hoje observamos uma inversão do conceito de “natural”. Para a contemporaneidade, natural é alimentar-se de comidas rápidas, modificadas. A preparação de legumes, a busca de vitaminas através deles, em muitas famílias brasileiras é secundária. A proteção efetiva de que o corpo necessita, e que as vitaminas oferecem a ele, é encontrada apenas nos alimentos naturais, na ingestão destes.
Apesar da grande quantidade de notícias e textos incentivando a prática da ingestão de vitaminas artificiais, algumas reportagens nos apresentam algumas opiniões válidas de alguma forma, nos mostrando que a própria alopatia confunde-se em suas indicações. Uma das reportagens encontradas aborda a ingestão de vitamina C em comprimidos, bastante comum como elemento de cura de gripes e resfriados, dizendo que essa prática contínua pode aumentar o risco de ataque cardíaco ou de derrames cerebrais. Outra nos apresenta uma pesquisa relacionada a pacientes com enxaqueca, dizendo que a ingestão de vitaminas e antioxidantes sintéticos, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, aumenta o risco de mortalidade entre os pacientes que os ingerem. A pesquisa sugere ainda a ingestão de alimentos de qualidade ao invés de vitaminas sintéticas.
Uma das reportagens, assinada por Renato Sabbatini, nos traz algumas informações que podem ser consideradas. Inicialmente, o autor nos aponta uma consideração interessante, dizendo a que a ingestão de vitaminas sintéticas tornou-se “moda” nos últimos tempos, o que permite uma festa às indústrias farmacêuticas, que vendem essas vitaminas a quem quiser comprar. Sabbatini lembra também que qualquer matéria relacionada à boa forma ou exercícios possui indicações de vitaminas sintéticas a serem ingeridas. O autor traz ainda um dado interessante: nos Estados Unidos, 40% da população toma suplementos vitamínicos diariamente. É o sintoma das prioridades contemporâneas. O autor, apesar disso, observa que ainda hoje não há comprovação pela alopatia da eficácia da ingestão de vitaminas comprimidas, principalmente da ingestão contínua delas.
O que podemos perceber é que grandes acúmulos são formados pela prática do consumo dessas vitaminas, causando e preparando o organismo para problemas posteriores. A mudança de hábitos, prática mais simples e de fato natural, poderia melhorar a qualidade de vida e evitar a necessidade desse tipo de ingestão artificial. Mas a vida moderna parece esquecer dos antigos valores, os naturais.
Por Amanda cadore

CHÁS NATIVOS NO CEIVAS

Alguns dos chás nativos e não-nativos encontrados nos campos do CEIVAS:

1. Tiririca: indicada para infecção urinária, inflamação, dispepsia, náuseas, vômitos. É fortificante e vermífuga. (Horchata de Chufa – Espanha).

2. Tiririca do brejo ou hamassuguê: indicada para infecção urinária e inflamações.

3. Picão: indicado especificamente para os problemas do fígado. Fogo brando de 3 a 5 minutos.

4. Macela: indicada para azia, diarréia, dor de cabeça e estômago, desordens menstruais, queda de cabelo. É estimulante da circulação capilar e protetor solar. Deixar em infusão por 5 minutos.

5. Quebra-pedra: indicada para a eliminação de pedras nos rins. É diurética, abre o apetite, analgésica, anti-infecciosa. Ferver por 10 minutos.

6. Nogui: muito bom para a dispepsia infantil, diarréia, falta de apetite, náuseas, vômitos. Ajuda a reconstituir a flora intestinal quando servido quente. Eficaz nos casos de inflamações uterinas e doenças venéreas. Quando servido frio, tem efeito laxativo. Fogo brando por 5 minutos.

7. Artemísia: É indicado nos casos de vermes, anemia, flatulência, nervosismo, problemas do estômago e dos intestinos e perturbações menstruais. Fogo brando por 5 minutos.

8. Folhas de nespereira: indicada no tratamento de doenças de pele e da diabete, no tratamento de bronquite crônica e úlceras, é anti-inflamatória, analgésica e agente expectorante.

9. Folhas de goiabeira: específico para diarréia. Fogo brando de 5 a 7 minutos.

10. Banchá: auxilia a digestão e a queima da gordura corporal por possuir altas concentrações de antioxidantes. É rico em sais minerais. Tem propriedades anti-cariogênicas. Auxilia no combate ao câncer . Por possuir boa dose de Tanino, manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, dentre outras vitaminas e minerais, ele ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias. Suas virtudes também são destacadas na prevenção da artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas. Fortalece o sistema imunológico. Fogo brando de 10 a 15 minutos.
Iara Cadore Casett

sábado, 2 de janeiro de 2010

CONEXÕES OCULTAS ( I )

Tudo nesta realidade terrivelmente maravilhosa tem uma razão . Nada é irrazoável . Tudo tem uma razão de ser. Se nos debruçarmos nos fatos como estão dados, poderemos sempre , ou melhor, se tivermos desenvolvido nossa capacidade de percepção, estabelecer uma relação de causa e efeito. Isto porque como falei , tudo tem uma razão !!! Existem situaçãoes onde fica muito fácil se estabelecer uma origem de determinada situação . A relação é direta , visível , aparente. Não precisamos de um grande esforço para estabelecermos a relação entre causa e efeito. Por exemplo, se tomarmos muita bebida alcoólica , com certeza ficaremos bêbados, pois esta relação se dá diretamente, isto é da compreensão vulgar, não é mesmo?. Sinto, porém, que existe grande alienação , falta de julgamento ,gente sem os elementos para que se possa estabelecer os conexões ocultas entre uma dada situação e qual a origem , a causa , o que determinou esta dada situação. Quais enfim as suas conexões ocultas! Todo nosso pensamento é linear , lógico-formal, isto determina evidentemente , também uma reação de causa e efeito. Para um pensamento linear, Bom é Bom , Mau é Mau , Bom não pode ser Mau , e Mau não pode ser Bom. Tem lógica somente para aqueles que não percebem. No entanto se desenvolvermos a nossa percepção e nossa capacidade de estabelecer as conexões ocultas Bom pode ser Mau , e Mau pode ser Bom. Ou seja, só para citar um exemplo, a história nos ensina que as pessoas que mais contribuiram para o progresso mundial, formaram o seu carater as custas das circunstâncias mais duras e aparentemente hostis. Então percebemos que o mau não é tão mau assim. Teremos um ano eleitoral, onde a maioria das pessoas estabelece critérios erroneos para escolha de seus candidatos. Quais as conexões ocultas no jogo do poder político? Vou escolher meu candidato com quais critérios? O mais competente?. O mais honesto?. O mais trabalhador? Estas são efetivamente qualidades importantes para termos em conta na nossa escolha. Mas pergunto qual as conexões ocultas relacionadas as propostas dos diversos candidatos e partidos políticos. Existe uma grande distância entre GOVERNO e PODER. O poder é muito mais forte que o governo. O governo é uma pequena parcela do poder. O verdadeiro poder , na sociedade capitalista é dado em primeiro lugar para o sitema financeiro e muitos outros poderes se derivam a partir daí. Sistema empresarial, Sistema latifundiário , sistema midiático, sistema comercial, etc,etc..... num infindável jogo de poderes que se sucedem e se relacionam. Ai esta o interesse maior que realmente tem o comando político do mundo. Não ainda fazermos nossas escolhas sem levar em conta a relacão entre cada candidato e cada partido com este jogo de interesses. Ai esta o principal critério para a escolha de um candidato e de um partido político. Quais as conexões ocultas? Todos estes poderes citados se fundamentam na busca , mesmo que de forma dissimulada, do lucro financeiro. Tudo deve ter um resultado financiero, pois esta é a questão central na sociedade capitalista. Tudo esta subordinado aos seus interesses: As pessoas e a natureza. Porque existe um bilhão de famintos se o planeta produz alimentos para todos? Porque o Planeta Terra esta sendo devastado? A pouco tempo discutiamos que tipo de sociedade viveriamos , agora discutimos se a sociedade sobreviverá. Para todas estas perguntas temos que levar em conta as CONEXÕES OCULTAS. Daí a importância primordial em desenvolvermos sempre mais e de forma mais efetiva nossa PERCPÇÃO , pois a maioria IMAGINA muito. E esta clareza é resultado de um processo permanente de auto educação , para o desenvolvimento da nossa individualidade e da interligação com a natureza ao nosso redor. É com uma postura de duvidantes de tudo , que iremos percebendo as razões, pois para tudo há uma razão de como se dão as CONEXÕES OCULTAS.
Gilberto Ballod em 02/01/2010

sábado, 19 de dezembro de 2009

NATAL
Celebração do Nascimento

Me lembro ainda hoje, quando criança , a família toda envolvida na decoração da árvore de natal que meu pai colocava na sala da nossa casa. Eram momentos de grande alegria, e de muita expectativa em relação a chegada do Papai Noel. A fantasia e o encantamento que se cria neste momento, fazem parte de um período onde nós quando crianças vivenciamos com grande alegria. No entanto , me lembro bem, um dia descobri que o Papai Noel que vinha todos os anos a nossa casa era uma senhora, uma vizinha que morava numa casa próxima . Porém aquilo não me entristeceu, ao contrário , me senti esperto, adulto, por ter descoberto aquela “farsa”. Toda a simbologia que esta envolvida com a presença do simpático velhinho se perde no longínquo passado. Natal , tem a mesma raiz etimológica de natalidade , significa nascimento. É uma festa que representa esta grande alegria - O NASCIMENTO. Em realidade o natal como festa comemorativa ao nascimento de Jesus Cristo foi instituido em 354 d.C pelo Papa Libério em substituição das festas pagãs que comemoravam todos os nascimentos, o entusiasmo, a alegria que se expressa em cada novo ser que carrega dentro da si a esperança de um novo mundo. Todo nascimento é a real possibilidade de que a vida continua e todas as esperanças são renovadas. E isto é motivo, sim, de comemoração. Porém atualmente estamos comemorando uma festa comercial, que cria uma expectativa ilusória , que transformou o encantamento e toda simbologia envolvida com o NASCIMENTO num grande negócio.Um período de excessos, de exageros e extravagâncias. Todo encantamento é a aposta numa alegria ilusória , na troca de presentes, num sentimento que se materializa num objeto, que é dado com data marcada, onde se perdeu o verdadeiro sentido de comemorar o NASCIMENTO.
A maioria está envolvida pelo sistema , que nos infantiliza, pois reproduz em todos nós , adultos, as ilusões de crianças, quando nos deliciávamos com as fantasias de um mundo imaginário. Devemos viver sim, a magia , o encantamento, a alegria; porem conscientes, responsáveis, percebendo e vivenciando a realidade como seres solidários, em que ao expressarmos os sentimentos natalícios tenhamos consciência que existem muitas pessoas que não terão motivos para estar felizes neste momento, e por isto devemos nos solidarizar com os que sofrem. Devemos reconhecer o esforço histórico de muitas gerações que nos antecederam, as vezes com muito sofrimento, e por isto devemos agradecer.Devemos reconhecer o nosso papel enquanto indivíduos e como família, e isto é uma grande responsabilidade para dignificarmos os valores humanos. E principalmente sentir a magia e o encantamento de estarmos presentes, de nos responsabilizarmos pelo NASCIMENTO de todos os seres que nos sucederão, de criarmos neles a consciência de que esta magia , este encantamento ,esta alegria, é eles perceberem esta realidade e que a esperança de um mundo melhor esta colocada em suas mãos.
Que a magia , o encantamento e a alegria sejam a comemoração do essencial da vida.
Gilberto Benathar Ballod
Dez/2009

IX Encontro do CEIVAS


=> Foi realizado o IX Encontro do CEIVAS nos dias 12 e 13/12/2009.
=> No sábado a Marisa discorreu sobre as propriedades do Missô, uma vez que a equipe esta planejando fazer missô na comunidade.
=> No domingo, enquanto a equipe feminina se envoveu com a culinaria, o Ivo conduziu o painel sob o assunto "Comprovação de saúde, sustentabilidade, entusiasmo, educação, felicidade, justiça, destino...,pela boca".
=> Todo o encontro foi bem estimulante.
=> Participantes: Amanda, Carolina, Denise, Gilberto, Iara, Ivana, Ivo, Marisa, Rubens, Valdir e Valentim.
Por: Ivo

domingo, 22 de novembro de 2009

Viva o Desequilibrio

VIVA O DESEQUILÍBRIO


Vida equilibrada .
Vida armoniosa.
Vida tranquila.
Vida saudável.
Todas estas condições são , em essência, a busca de quem se propõem a viver a sua trajetória de vida neste nosso planeta Terra. Muito se fala e muito se faz , com a intenção de atingir estes objetivos na vida de cada pessoa. Os meios para se atinguir estes objetivos são a todo momento nos apresentado pelos cientistas, pelos jornalistas, e por todo o marketing que se faz na mídia mundial. Temos várias receitas para que alcançemos esta “vida equilibrada”, e em diversos campos da nossa existência ; equilíbrio na alimentação , equilíbrio na saúde, equilíbrio nas relações familiares etc, etc, ..... e por ai vai numa infindável lista de buscas equilibradas. Equilíbrio é bom , desequilíbrio é mau. Não é esta a compreensão que imediatamente temos ao nos colocarmos diante desta situação? Equilíbrio é uma palavra desgastada na verborragia popular . É sempre visto como o eixo norteador que almejamos para encaminharmos as acões da nossa vida cotidianamente. Nós todos nascemos impregnados por uma compreensão maniqueista da realidade; filosofia segundo a qual o universo foi criado e é dominado por dois príncipios antagônicos e irredutíveis: Deus ou bem absoluto e o Diabo ou o mau absoluto. Pergunto se o equilíbrio não seria transitar num campo mediano entre Deus e o Diabo? Seguramente que a maioria me responderia que quer estar mais próximo de Deus do que do Diabo. Mais ao lado do Bem do que do Mau . Ou melhor , se possível gostariamos de excluir o mau de nossas vidas. Gostariamos de viver sem doenças , sem miséria e sem insegurança. Três desgraças da humanidade! Onde ficaria o equilíbrio então ? Quero me contrapor a toda esta reflexão feita até aqui dizendo que sem desequilíbrio não haveria VIDA . Não haveria movimento. Não haveria evolução . Sem desequilíbrio não haveria os grandes líderes, os grandes descobridores, os grandes cientistas que a humanidade já teve e com certeza ainda os terá. Para o bem ou para o mau. Gandhi e Hitler são frutos do desequilíbrio . Não existiriam pessoas que se destacassem se não fossem “desequilibradas”. Na existência do nosso cotidiano comum não se formam pessoas que se destacam. Estas são o resultado do “desequilíbrio” . A maioria vive uma realidade que segue valores , entendimentos, que são determinados pelo meio no qual estamos inseridos; seja a família, o ambiente social, profissional e todo o conjunto de condicionamentos resultado das compreensões que vamos construindo vida a fora na nossa relação com tudo a que estamos interagindo. Pessoas destacadas tem algum “desequilíbrio”. A existência é um constante movimento ascendente ou descendente , onde a todo momento desequilibramos e necessariamente temos que reequilibrar. Pois se as coisas continuadamente se desequilibram ou se continuadamente se reequilibram , gerariamos , com certeza, uma situação de insustentabilidade. E se estivessem continuadamente equilibradas estaria tudo parado, morto. Qualquer objeto em movimento , passa necessariamente, partindo ,digamos, dum ponto de equilíbrio , a um outro ponto de desequilíbrio e que rapidamente tem que se reequilibrar pois se não , cairá. Então , em vez de buscarmos unilateralmente a “vida equilibrada” , não seria mais normal buscarmos uma vida com um “equilíbrio desequilibrado reequilibrador”?. Tudo ao mesmo tempo, se dando simultaneamente? Ai sim existiria movimento, pois só “equilíbrio “ ficaria tudo parado.Imagine, um equilibrista como na foto abaixo:
Na sua trajetória de um lado ao outro ele sempre passará por um ponto de equilíbrio , um outro de desequilíbrio e necessariamente terá que ir a outro ponto de reequilíbrio. Ou seja o seu movimento será um constante “equilíbrio desequilibrado reequilibrador” até que alcançe o outro lado. É assim que a vida de cada um de nós caminha. Tudo na existência universal se dá ternariamente. Tudo sempre terá um lado principal , outro lado complementar e um eixo. Não existindo absolutamente um melhor( bom) e outro pior(mau). Tudo se dá relativamente. Bom pode ser mau e mau pode ser bom . Equilíbrio pode ser mau e desequilíbrio pode ser bom, e vice-versa. Por isso, tudo passa por um processo permanente de nossa autoeducação onde cada vez mais vamos desenvolvendo nossa capacidade de percepção e desta forma a entusiástica oportunidade de viver plenamente, ou seja o EQUILÍBRIO DESEQUILIBRADO REEQUILIBRADOR. Por Gilberto Ballod

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dogmatismo Macrobiótico

DOGMATISMO MACROBIÓTICO
O artigo publicado por Michael Rossoff intitulado “ A macrobiótica em uma encruzilhada”, faz uma reflexão, porém não entra naquilo , que no meu entendimento reflete o grande dilema da macrobiótica atualmente. Nenhuma forma de se alimentar pode estar desvinculada de um processo de auto-educação individual permanente. Isto é uma questão fundamental. É neste processo de reconhecimento continuo de nós mesmos que desenvolvemos nossa sensibilidade instintiva para que possamos estar nos colocando da forma mais adequada possível neste mundo relativo. E o que percebo em todos os lugares onde existe o dito “modo macrobiótico de viver”, é uma acalorada discussão sobre como comer equilibradamente de acordo com a relação yin/yang. Nossas relações com a comida gastronômica é só uma parte de um verdadeiro estilo de vida saudável. Penso que se faz necessário varias mudanças , práticas e conceituais que podem revitalizar a dita “macrobiótica”, desde dentro e desde fora , e a principal destas mudanças é entender que a vida não se vive só macrobioticamente mas também microbioticamente. Este erro conceitual é determinante da maior parte dos equívocos deste movimento atualmente. A nossa percepção da vida é resultado de aprendizado contínuo, permanente, onde a cada dia , mês, ano... vamos desenvolvendo nossa sensibilidade e buscando sempre , de uma forma crescente e integrada com a natureza , a nossa vinculação sempre maior com o meio ao nosso redor. Todas as nossas escolhas se darão como resultado deste aprendizado, até o que comemos. Neste mundo relativo tudo pode ser útil , desde que saibamos perceber a utilidade. Tudo passa necessariamente por uma compreensão sempre maior de nós mesmos e de nossa relação com a natureza. Como dizia o filósofo grego Sócrates “Conheça-te a ti mesmo”. Devemos ir mais longe , busca-te a ti mesmo , perceba-te a ti mesmo, reconheça-te ti mesmo . Quanto mais buscarmos a nós mesmos mais nos tornamos solidários e vamos ampliando nossa compreensão crescentemente, partindo do individual e de forma ampliada para o conjugal , social , nacional , internacional e universal. É neste crescente entendimento da vida e de nós mesmos que faremos nossas escolhas , sejam elas quais forem, alimentares , profissionais , sociais etc, etc... Por isto estou propondo um estilo de vida micromacrobiótico, uma alimentação micromacrobiótica ou outro nome que contemple esta compreensão integral da nossa existência. Mas é importante não dogmatizarmos , criarmos exclusões, negando o que não esteja “equilibrado”, pois tudo na vida pode ser incluído , razoavelmente. Tudo pode ter sua utilidade , como falei , mais para chegarmos a esta percepção devemos passar pelo dolorosa , porém maravilhosa descoberta de nós mesmos.
Por Gilberto Ballod

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Representante do CEIVAS na Argentina


EDUCAÇÂO BIOESTRATÈGICA NA ARGENTINA


Realizou-se nos dias 9 ,10 ,11 ,12 de outubro em Buenos Aires uma atividade autoeducativa promovida pelo Almacen Clara Aurora e Vivalafarfalla, onde se desenvolveu uma programação que incluiu uma palestra pública no dia 9 , com o tema “Porque o mundo não funciona como gostaríamos” desenvolvida por Gilberto Ballod , membro do CEIVAS e representando o Prof. Tomio Kikuchi do Centro Internacional de Autoeducação Vitalícia de São Paulo, e nos dias 10,11, 12, em Canuelas a 50 Km de Buenos Aires um encontro com uma programação que incluiu Aula de culinária, Oficina de construção de fornos solares, Oficina de danças circulares, Elaboração de remédios caseiros, Aulas de Chi Kung , Oficina de massagens e uma palestra com Gilberto Ballod sobre Alimentação Bioestratégica . A partir deste encontro na Argentina entendo como fundamental buscarmos uma interligação maior entre nós, brasileiros e argentinos . O que estamos propondo a partir deste encontro é a concretização de uma rede , não somente de comedores de alimento integral , mas interligando pessoas identificadas com a consolidação dos fundamentos teóricos-práticos de um projeto transformador desta realidade que cada vez mais envolve a todos neste consumismo degenerador inconseqüente. Nossa proposta é de resgate de um entusiasmo sintonizado com a natureza, onde pretendemos estar criando uma vibração magnética interligadora de todos que sintonizem na possibilidade de construirmos um outro Mundo Possível.
Ficou evidente nestes dias que estive na Argentina a falta desta unidade de propósitos que é decorrência desta desarticulação das pessoas comprometidas com a busca deste outro Mundo Possível.
Esta rede que estamos propondo se fundamenta no resgate sempre crescente de uma solidariedade que se constrói no desenvolvimento , no aprimoramento da individualidade de cada um , resultado de um processo de reconhecimento de si mesmo fundamentado na sua sempre interligação com a ordem da natureza.
Vejo todos tendo um mesmo objetivo, todos imaginando este outro Mundo Possível , porém cada um puxando para um lado.Não existe um critério norteador que aponte a direção a ser seguida. Todos temos muitas dúvidas, principalmente eu , por isto entendo como fundamental a concretização desta rede interligadora que possa estar sempre buscando o melhor encaminhamento possível para as nossas dúvidas. Não há outro caminho, ou melhor este impasse o vejo como solucionador, para nosso auto-aperfeiçoamento mútuo.

Por Gilberto