quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dogmatismo Macrobiótico

DOGMATISMO MACROBIÓTICO
O artigo publicado por Michael Rossoff intitulado “ A macrobiótica em uma encruzilhada”, faz uma reflexão, porém não entra naquilo , que no meu entendimento reflete o grande dilema da macrobiótica atualmente. Nenhuma forma de se alimentar pode estar desvinculada de um processo de auto-educação individual permanente. Isto é uma questão fundamental. É neste processo de reconhecimento continuo de nós mesmos que desenvolvemos nossa sensibilidade instintiva para que possamos estar nos colocando da forma mais adequada possível neste mundo relativo. E o que percebo em todos os lugares onde existe o dito “modo macrobiótico de viver”, é uma acalorada discussão sobre como comer equilibradamente de acordo com a relação yin/yang. Nossas relações com a comida gastronômica é só uma parte de um verdadeiro estilo de vida saudável. Penso que se faz necessário varias mudanças , práticas e conceituais que podem revitalizar a dita “macrobiótica”, desde dentro e desde fora , e a principal destas mudanças é entender que a vida não se vive só macrobioticamente mas também microbioticamente. Este erro conceitual é determinante da maior parte dos equívocos deste movimento atualmente. A nossa percepção da vida é resultado de aprendizado contínuo, permanente, onde a cada dia , mês, ano... vamos desenvolvendo nossa sensibilidade e buscando sempre , de uma forma crescente e integrada com a natureza , a nossa vinculação sempre maior com o meio ao nosso redor. Todas as nossas escolhas se darão como resultado deste aprendizado, até o que comemos. Neste mundo relativo tudo pode ser útil , desde que saibamos perceber a utilidade. Tudo passa necessariamente por uma compreensão sempre maior de nós mesmos e de nossa relação com a natureza. Como dizia o filósofo grego Sócrates “Conheça-te a ti mesmo”. Devemos ir mais longe , busca-te a ti mesmo , perceba-te a ti mesmo, reconheça-te ti mesmo . Quanto mais buscarmos a nós mesmos mais nos tornamos solidários e vamos ampliando nossa compreensão crescentemente, partindo do individual e de forma ampliada para o conjugal , social , nacional , internacional e universal. É neste crescente entendimento da vida e de nós mesmos que faremos nossas escolhas , sejam elas quais forem, alimentares , profissionais , sociais etc, etc... Por isto estou propondo um estilo de vida micromacrobiótico, uma alimentação micromacrobiótica ou outro nome que contemple esta compreensão integral da nossa existência. Mas é importante não dogmatizarmos , criarmos exclusões, negando o que não esteja “equilibrado”, pois tudo na vida pode ser incluído , razoavelmente. Tudo pode ter sua utilidade , como falei , mais para chegarmos a esta percepção devemos passar pelo dolorosa , porém maravilhosa descoberta de nós mesmos.
Por Gilberto Ballod

Nenhum comentário:

Postar um comentário