sábado, 2 de janeiro de 2010

CONEXÕES OCULTAS ( I )

Tudo nesta realidade terrivelmente maravilhosa tem uma razão . Nada é irrazoável . Tudo tem uma razão de ser. Se nos debruçarmos nos fatos como estão dados, poderemos sempre , ou melhor, se tivermos desenvolvido nossa capacidade de percepção, estabelecer uma relação de causa e efeito. Isto porque como falei , tudo tem uma razão !!! Existem situaçãoes onde fica muito fácil se estabelecer uma origem de determinada situação . A relação é direta , visível , aparente. Não precisamos de um grande esforço para estabelecermos a relação entre causa e efeito. Por exemplo, se tomarmos muita bebida alcoólica , com certeza ficaremos bêbados, pois esta relação se dá diretamente, isto é da compreensão vulgar, não é mesmo?. Sinto, porém, que existe grande alienação , falta de julgamento ,gente sem os elementos para que se possa estabelecer os conexões ocultas entre uma dada situação e qual a origem , a causa , o que determinou esta dada situação. Quais enfim as suas conexões ocultas! Todo nosso pensamento é linear , lógico-formal, isto determina evidentemente , também uma reação de causa e efeito. Para um pensamento linear, Bom é Bom , Mau é Mau , Bom não pode ser Mau , e Mau não pode ser Bom. Tem lógica somente para aqueles que não percebem. No entanto se desenvolvermos a nossa percepção e nossa capacidade de estabelecer as conexões ocultas Bom pode ser Mau , e Mau pode ser Bom. Ou seja, só para citar um exemplo, a história nos ensina que as pessoas que mais contribuiram para o progresso mundial, formaram o seu carater as custas das circunstâncias mais duras e aparentemente hostis. Então percebemos que o mau não é tão mau assim. Teremos um ano eleitoral, onde a maioria das pessoas estabelece critérios erroneos para escolha de seus candidatos. Quais as conexões ocultas no jogo do poder político? Vou escolher meu candidato com quais critérios? O mais competente?. O mais honesto?. O mais trabalhador? Estas são efetivamente qualidades importantes para termos em conta na nossa escolha. Mas pergunto qual as conexões ocultas relacionadas as propostas dos diversos candidatos e partidos políticos. Existe uma grande distância entre GOVERNO e PODER. O poder é muito mais forte que o governo. O governo é uma pequena parcela do poder. O verdadeiro poder , na sociedade capitalista é dado em primeiro lugar para o sitema financeiro e muitos outros poderes se derivam a partir daí. Sistema empresarial, Sistema latifundiário , sistema midiático, sistema comercial, etc,etc..... num infindável jogo de poderes que se sucedem e se relacionam. Ai esta o interesse maior que realmente tem o comando político do mundo. Não ainda fazermos nossas escolhas sem levar em conta a relacão entre cada candidato e cada partido com este jogo de interesses. Ai esta o principal critério para a escolha de um candidato e de um partido político. Quais as conexões ocultas? Todos estes poderes citados se fundamentam na busca , mesmo que de forma dissimulada, do lucro financeiro. Tudo deve ter um resultado financiero, pois esta é a questão central na sociedade capitalista. Tudo esta subordinado aos seus interesses: As pessoas e a natureza. Porque existe um bilhão de famintos se o planeta produz alimentos para todos? Porque o Planeta Terra esta sendo devastado? A pouco tempo discutiamos que tipo de sociedade viveriamos , agora discutimos se a sociedade sobreviverá. Para todas estas perguntas temos que levar em conta as CONEXÕES OCULTAS. Daí a importância primordial em desenvolvermos sempre mais e de forma mais efetiva nossa PERCPÇÃO , pois a maioria IMAGINA muito. E esta clareza é resultado de um processo permanente de auto educação , para o desenvolvimento da nossa individualidade e da interligação com a natureza ao nosso redor. É com uma postura de duvidantes de tudo , que iremos percebendo as razões, pois para tudo há uma razão de como se dão as CONEXÕES OCULTAS.
Gilberto Ballod em 02/01/2010