sábado, 19 de dezembro de 2009

NATAL
Celebração do Nascimento

Me lembro ainda hoje, quando criança , a família toda envolvida na decoração da árvore de natal que meu pai colocava na sala da nossa casa. Eram momentos de grande alegria, e de muita expectativa em relação a chegada do Papai Noel. A fantasia e o encantamento que se cria neste momento, fazem parte de um período onde nós quando crianças vivenciamos com grande alegria. No entanto , me lembro bem, um dia descobri que o Papai Noel que vinha todos os anos a nossa casa era uma senhora, uma vizinha que morava numa casa próxima . Porém aquilo não me entristeceu, ao contrário , me senti esperto, adulto, por ter descoberto aquela “farsa”. Toda a simbologia que esta envolvida com a presença do simpático velhinho se perde no longínquo passado. Natal , tem a mesma raiz etimológica de natalidade , significa nascimento. É uma festa que representa esta grande alegria - O NASCIMENTO. Em realidade o natal como festa comemorativa ao nascimento de Jesus Cristo foi instituido em 354 d.C pelo Papa Libério em substituição das festas pagãs que comemoravam todos os nascimentos, o entusiasmo, a alegria que se expressa em cada novo ser que carrega dentro da si a esperança de um novo mundo. Todo nascimento é a real possibilidade de que a vida continua e todas as esperanças são renovadas. E isto é motivo, sim, de comemoração. Porém atualmente estamos comemorando uma festa comercial, que cria uma expectativa ilusória , que transformou o encantamento e toda simbologia envolvida com o NASCIMENTO num grande negócio.Um período de excessos, de exageros e extravagâncias. Todo encantamento é a aposta numa alegria ilusória , na troca de presentes, num sentimento que se materializa num objeto, que é dado com data marcada, onde se perdeu o verdadeiro sentido de comemorar o NASCIMENTO.
A maioria está envolvida pelo sistema , que nos infantiliza, pois reproduz em todos nós , adultos, as ilusões de crianças, quando nos deliciávamos com as fantasias de um mundo imaginário. Devemos viver sim, a magia , o encantamento, a alegria; porem conscientes, responsáveis, percebendo e vivenciando a realidade como seres solidários, em que ao expressarmos os sentimentos natalícios tenhamos consciência que existem muitas pessoas que não terão motivos para estar felizes neste momento, e por isto devemos nos solidarizar com os que sofrem. Devemos reconhecer o esforço histórico de muitas gerações que nos antecederam, as vezes com muito sofrimento, e por isto devemos agradecer.Devemos reconhecer o nosso papel enquanto indivíduos e como família, e isto é uma grande responsabilidade para dignificarmos os valores humanos. E principalmente sentir a magia e o encantamento de estarmos presentes, de nos responsabilizarmos pelo NASCIMENTO de todos os seres que nos sucederão, de criarmos neles a consciência de que esta magia , este encantamento ,esta alegria, é eles perceberem esta realidade e que a esperança de um mundo melhor esta colocada em suas mãos.
Que a magia , o encantamento e a alegria sejam a comemoração do essencial da vida.
Gilberto Benathar Ballod
Dez/2009

IX Encontro do CEIVAS


=> Foi realizado o IX Encontro do CEIVAS nos dias 12 e 13/12/2009.
=> No sábado a Marisa discorreu sobre as propriedades do Missô, uma vez que a equipe esta planejando fazer missô na comunidade.
=> No domingo, enquanto a equipe feminina se envoveu com a culinaria, o Ivo conduziu o painel sob o assunto "Comprovação de saúde, sustentabilidade, entusiasmo, educação, felicidade, justiça, destino...,pela boca".
=> Todo o encontro foi bem estimulante.
=> Participantes: Amanda, Carolina, Denise, Gilberto, Iara, Ivana, Ivo, Marisa, Rubens, Valdir e Valentim.
Por: Ivo