VIVA O DESEQUILÍBRIO
Vida equilibrada .
Vida armoniosa.
Vida tranquila.
Vida saudável.
Todas estas condições são , em essência, a busca de quem se propõem a viver a sua trajetória de vida neste nosso planeta Terra. Muito se fala e muito se faz , com a intenção de atingir estes objetivos na vida de cada pessoa. Os meios para se atinguir estes objetivos são a todo momento nos apresentado pelos cientistas, pelos jornalistas, e por todo o marketing que se faz na mídia mundial. Temos várias receitas para que alcançemos esta “vida equilibrada”, e em diversos campos da nossa existência ; equilíbrio na alimentação , equilíbrio na saúde, equilíbrio nas relações familiares etc, etc, ..... e por ai vai numa infindável lista de buscas equilibradas. Equilíbrio é bom , desequilíbrio é mau. Não é esta a compreensão que imediatamente temos ao nos colocarmos diante desta situação? Equilíbrio é uma palavra desgastada na verborragia popular . É sempre visto como o eixo norteador que almejamos para encaminharmos as acões da nossa vida cotidianamente. Nós todos nascemos impregnados por uma compreensão maniqueista da realidade; filosofia segundo a qual o universo foi criado e é dominado por dois príncipios antagônicos e irredutíveis: Deus ou bem absoluto e o Diabo ou o mau absoluto. Pergunto se o equilíbrio não seria transitar num campo mediano entre Deus e o Diabo? Seguramente que a maioria me responderia que quer estar mais próximo de Deus do que do Diabo. Mais ao lado do Bem do que do Mau . Ou melhor , se possível gostariamos de excluir o mau de nossas vidas. Gostariamos de viver sem doenças , sem miséria e sem insegurança. Três desgraças da humanidade! Onde ficaria o equilíbrio então ? Quero me contrapor a toda esta reflexão feita até aqui dizendo que sem desequilíbrio não haveria VIDA . Não haveria movimento. Não haveria evolução . Sem desequilíbrio não haveria os grandes líderes, os grandes descobridores, os grandes cientistas que a humanidade já teve e com certeza ainda os terá. Para o bem ou para o mau. Gandhi e Hitler são frutos do desequilíbrio . Não existiriam pessoas que se destacassem se não fossem “desequilibradas”. Na existência do nosso cotidiano comum não se formam pessoas que se destacam. Estas são o resultado do “desequilíbrio” . A maioria vive uma realidade que segue valores , entendimentos, que são determinados pelo meio no qual estamos inseridos; seja a família, o ambiente social, profissional e todo o conjunto de condicionamentos resultado das compreensões que vamos construindo vida a fora na nossa relação com tudo a que estamos interagindo. Pessoas destacadas tem algum “desequilíbrio”. A existência é um constante movimento ascendente ou descendente , onde a todo momento desequilibramos e necessariamente temos que reequilibrar. Pois se as coisas continuadamente se desequilibram ou se continuadamente se reequilibram , gerariamos , com certeza, uma situação de insustentabilidade. E se estivessem continuadamente equilibradas estaria tudo parado, morto. Qualquer objeto em movimento , passa necessariamente, partindo ,digamos, dum ponto de equilíbrio , a um outro ponto de desequilíbrio e que rapidamente tem que se reequilibrar pois se não , cairá. Então , em vez de buscarmos unilateralmente a “vida equilibrada” , não seria mais normal buscarmos uma vida com um “equilíbrio desequilibrado reequilibrador”?. Tudo ao mesmo tempo, se dando simultaneamente? Ai sim existiria movimento, pois só “equilíbrio “ ficaria tudo parado.Imagine, um equilibrista como na foto abaixo:
Na sua trajetória de um lado ao outro ele sempre passará por um ponto de equilíbrio , um outro de desequilíbrio e necessariamente terá que ir a outro ponto de reequilíbrio. Ou seja o seu movimento será um constante “equilíbrio desequilibrado reequilibrador” até que alcançe o outro lado. É assim que a vida de cada um de nós caminha. Tudo na existência universal se dá ternariamente. Tudo sempre terá um lado principal , outro lado complementar e um eixo. Não existindo absolutamente um melhor( bom) e outro pior(mau). Tudo se dá relativamente. Bom pode ser mau e mau pode ser bom . Equilíbrio pode ser mau e desequilíbrio pode ser bom, e vice-versa. Por isso, tudo passa por um processo permanente de nossa autoeducação onde cada vez mais vamos desenvolvendo nossa capacidade de percepção e desta forma a entusiástica oportunidade de viver plenamente, ou seja o EQUILÍBRIO DESEQUILIBRADO REEQUILIBRADOR. Por Gilberto Ballod
domingo, 22 de novembro de 2009
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Dogmatismo Macrobiótico
DOGMATISMO MACROBIÓTICO
O artigo publicado por Michael Rossoff intitulado “ A macrobiótica em uma encruzilhada”, faz uma reflexão, porém não entra naquilo , que no meu entendimento reflete o grande dilema da macrobiótica atualmente. Nenhuma forma de se alimentar pode estar desvinculada de um processo de auto-educação individual permanente. Isto é uma questão fundamental. É neste processo de reconhecimento continuo de nós mesmos que desenvolvemos nossa sensibilidade instintiva para que possamos estar nos colocando da forma mais adequada possível neste mundo relativo. E o que percebo em todos os lugares onde existe o dito “modo macrobiótico de viver”, é uma acalorada discussão sobre como comer equilibradamente de acordo com a relação yin/yang. Nossas relações com a comida gastronômica é só uma parte de um verdadeiro estilo de vida saudável. Penso que se faz necessário varias mudanças , práticas e conceituais que podem revitalizar a dita “macrobiótica”, desde dentro e desde fora , e a principal destas mudanças é entender que a vida não se vive só macrobioticamente mas também microbioticamente. Este erro conceitual é determinante da maior parte dos equívocos deste movimento atualmente. A nossa percepção da vida é resultado de aprendizado contínuo, permanente, onde a cada dia , mês, ano... vamos desenvolvendo nossa sensibilidade e buscando sempre , de uma forma crescente e integrada com a natureza , a nossa vinculação sempre maior com o meio ao nosso redor. Todas as nossas escolhas se darão como resultado deste aprendizado, até o que comemos. Neste mundo relativo tudo pode ser útil , desde que saibamos perceber a utilidade. Tudo passa necessariamente por uma compreensão sempre maior de nós mesmos e de nossa relação com a natureza. Como dizia o filósofo grego Sócrates “Conheça-te a ti mesmo”. Devemos ir mais longe , busca-te a ti mesmo , perceba-te a ti mesmo, reconheça-te ti mesmo . Quanto mais buscarmos a nós mesmos mais nos tornamos solidários e vamos ampliando nossa compreensão crescentemente, partindo do individual e de forma ampliada para o conjugal , social , nacional , internacional e universal. É neste crescente entendimento da vida e de nós mesmos que faremos nossas escolhas , sejam elas quais forem, alimentares , profissionais , sociais etc, etc... Por isto estou propondo um estilo de vida micromacrobiótico, uma alimentação micromacrobiótica ou outro nome que contemple esta compreensão integral da nossa existência. Mas é importante não dogmatizarmos , criarmos exclusões, negando o que não esteja “equilibrado”, pois tudo na vida pode ser incluído , razoavelmente. Tudo pode ter sua utilidade , como falei , mais para chegarmos a esta percepção devemos passar pelo dolorosa , porém maravilhosa descoberta de nós mesmos.
Por Gilberto Ballod
Marcadores:
Representante do CEIVAS na Argentina
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Representante do CEIVAS na Argentina

EDUCAÇÂO BIOESTRATÈGICA NA ARGENTINA
Realizou-se nos dias 9 ,10 ,11 ,12 de outubro em Buenos Aires uma atividade autoeducativa promovida pelo Almacen Clara Aurora e Vivalafarfalla, onde se desenvolveu uma programação que incluiu uma palestra pública no dia 9 , com o tema “Porque o mundo não funciona como gostaríamos” desenvolvida por Gilberto Ballod , membro do CEIVAS e representando o Prof. Tomio Kikuchi do Centro Internacional de Autoeducação Vitalícia de São Paulo, e nos dias 10,11, 12, em Canuelas a 50 Km de Buenos Aires um encontro com uma programação que incluiu Aula de culinária, Oficina de construção de fornos solares, Oficina de danças circulares, Elaboração de remédios caseiros, Aulas de Chi Kung , Oficina de massagens e uma palestra com Gilberto Ballod sobre Alimentação Bioestratégica . A partir deste encontro na Argentina entendo como fundamental buscarmos uma interligação maior entre nós, brasileiros e argentinos . O que estamos propondo a partir deste encontro é a concretização de uma rede , não somente de comedores de alimento integral , mas interligando pessoas identificadas com a consolidação dos fundamentos teóricos-práticos de um projeto transformador desta realidade que cada vez mais envolve a todos neste consumismo degenerador inconseqüente. Nossa proposta é de resgate de um entusiasmo sintonizado com a natureza, onde pretendemos estar criando uma vibração magnética interligadora de todos que sintonizem na possibilidade de construirmos um outro Mundo Possível.
Ficou evidente nestes dias que estive na Argentina a falta desta unidade de propósitos que é decorrência desta desarticulação das pessoas comprometidas com a busca deste outro Mundo Possível.
Esta rede que estamos propondo se fundamenta no resgate sempre crescente de uma solidariedade que se constrói no desenvolvimento , no aprimoramento da individualidade de cada um , resultado de um processo de reconhecimento de si mesmo fundamentado na sua sempre interligação com a ordem da natureza.
Vejo todos tendo um mesmo objetivo, todos imaginando este outro Mundo Possível , porém cada um puxando para um lado.Não existe um critério norteador que aponte a direção a ser seguida. Todos temos muitas dúvidas, principalmente eu , por isto entendo como fundamental a concretização desta rede interligadora que possa estar sempre buscando o melhor encaminhamento possível para as nossas dúvidas. Não há outro caminho, ou melhor este impasse o vejo como solucionador, para nosso auto-aperfeiçoamento mútuo.
Por Gilberto
Ficou evidente nestes dias que estive na Argentina a falta desta unidade de propósitos que é decorrência desta desarticulação das pessoas comprometidas com a busca deste outro Mundo Possível.
Esta rede que estamos propondo se fundamenta no resgate sempre crescente de uma solidariedade que se constrói no desenvolvimento , no aprimoramento da individualidade de cada um , resultado de um processo de reconhecimento de si mesmo fundamentado na sua sempre interligação com a ordem da natureza.
Vejo todos tendo um mesmo objetivo, todos imaginando este outro Mundo Possível , porém cada um puxando para um lado.Não existe um critério norteador que aponte a direção a ser seguida. Todos temos muitas dúvidas, principalmente eu , por isto entendo como fundamental a concretização desta rede interligadora que possa estar sempre buscando o melhor encaminhamento possível para as nossas dúvidas. Não há outro caminho, ou melhor este impasse o vejo como solucionador, para nosso auto-aperfeiçoamento mútuo.
Por Gilberto
Marcadores:
Representante do CEIVAS na Argentina
Assinar:
Postagens (Atom)