sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Uma Escola da Natureza



CEIVAS – Centro de Educação Integral e Vitalícia do Alto Silva
Foto: Iara Cadore

UMA ESCOLA DA NATUREZA


Estamos propondo a criação do CEIVAS para estabelecermos um espaço que classificamos como de REDESCOBRIMENTO.
Hoje tudo está manipulado, forjado, engendrado, acobertado pelos interesses deste modelo vigente. Então estamos discutindo com a estruturação do nosso Centro CEIVAS- uma proposta para descobrir o que a luta diária pela sobrevivência nos encobre. Estamos buscando, propondo o desenvolvimento numa escala crescente partindo do redescobrimento individual, próprio de cada um de nós, e ampliando aos aspectos conjugais, familiares, sociais, nacionais, internacionais, universais.
Neste espaço onde já há mais de 2 anos desenvolvemos a nossa contínua auto-educação, estamos buscando com o aperfeiçoamento da individualidade de todos que lá participam, uma solidariedade que resgate as características que são inerentes a nós, seres humanos dotados de uma racionalidade, de um sentimento e de uma voluntariedade.
Somos seres gregários: a realidade a todo momento nos coloca a necessidade de sermos solidários. Pertencemos a uma grande teia da vida, em que atualmente a imposição deste modelo de sociedade de consumo atual, nos coloca como reprodutores de uma realidade que foge do nosso controle, pois tudo aqui está conformado para reproduzir o consumismo depredador desenfreado. Pensamos num outro mundo possível, que não é idealizado imaginatoriamente nas nossas cabeças, mas sim fruto do treinamento vital, do redescobrimento dos aspectos mais essenciais da natureza humana. E a descoberta desta essência que está encoberta, necessita ser redescoberta. Redescobrimento de cada indivíduo (mente, sentimento e vontade). Redescobrimento da ordem da natureza.
Este é o encaminhamento que damos a todos que lá buscam esta interligação vital consigo mesmo e com a natureza. Entendemos que nada pode ser construído sem a compreensão de que todo o processo de crescimento pessoal é resultado de uma busca incessante, conseqüente, que se conforma no resgate de todo conhecimento herdado no processo histórico de todas as gerações que nos antecederam e na sua interligação com a natureza. Compreendendo o desenvolvimento dos seres humanos resultado de uma relação integradora, respeitosa, humilde, de um claro entendimento do papel que nos cabe como membros desta grande teia da vida.
Por Gilberto Ballod

Um comentário:

  1. Gostei da proposta do Gilberto. Fazemos parte dessa proposta.
    A função é a principalidade. A forma é secundária, porém não menos importnate.

    Ivo Santino Casett

    ResponderExcluir